ENSAIOS EM FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES

ENSAIOS EM FUNDAÇÕES

PROVA DE CARGA ESTÁTICA EM ESTACA

PROVA DE CARGA ESTÁTICA EM ESTACA

ENSAIO DE INTEGRIDADE PIT (PILE INTEGRITY TEST)

ENSAIOS EM TIRANTES

Os ensaios em fundações permitem determinar a capacidade de carga e a integridade da fundação, sendo essenciais para garantir a segurança da obra. A GeoQuality oferece os seguintes ensaios, realizados de acordo com as respectivas normas nacionais e internacionais em vigência:

 

  • Prova de carga estática em fundações profundas (NBR 12131)
  • Prova de carga estática em fundações superficiais (NBR 6489)
  • Ensaio de Integridade PIT (ASTM D 5882; NFP 94-160-2)

O objetivo dessa prova de carga estática é determinar a capacidade de carga do sistema solo-estaca. A norma NBR 6122 traz as recomendações específicas com relação à quantidade e necessidade de realização de ensaios. A partir de um determinado número mínimo de estacas no estaqueamento, superior a 50, mas que depende também do tipo da estaca, a norma obriga a execução de provas de carga estática em pelo menos 1% do total das estacas.

 

A execução do ensaio deve seguir o prescrito na norma da ABNT NBR 12131.  Utilizando-se um cilindro hidráulico, são aplicados carregamentos verticais em estágios no topo da estaca, registrando-se os deslocamentos correspondentes.

O cilindro reage contra um sistema de reação fixo, cujas características dependerá das condições do subsolo e do arranjo das estacas na obra.

 

O resultado obtido é a curva carga-recalque, cuja interpretação permite determinar a capacidade de carga do sistema solo-estaca.

 

Também realizamos de provas de carga a tração e com carregamentos laterais.

 

O objetivo dessa prova de carga é determinar a capacidade de carga do sistema solo-sapata. O ensaio pode ser executado sobre uma sapata construída previamente, na fase de projeto da obra,

ou sobre uma placa rígida metálica, que serve de modelo para o problema. Nesse caso, o resultado obtido para a placa deve ser extrapolado para a sapata a ser construída.

 

A norma brasileira que trata de provas de carga em fundação direta é a NBR 6489. Utilizando-se um cilindro hidráulico, são aplicados carregamentos verticais crescentes em estágios sobre uma placa de 80 cm de diâmetro, disposta em uma cava com a mesma profundidade da futura sapata. Registram-se os deslocamentos correspondentes às cargas aplicadas.

 

O cilindro reage contra um sistema de reação fixo, podendo ser composto

por estacas, tirantes, cargueira ou caminhão basculante.

 

O resultado obtido é a curva carga-recalque, cuja interpretação permite determinar

a capacidade de carga do sistema.

 

O ensaio sônico não destrutivo comumente conhecido como PIT (Pile Integrity Test) permite avaliar a integridade das estacas de uma obra, verificando a ocorrência de possíveis defeitos construtivos. É utilizado principalmente para detectar falhas potencialmente perigosas na concretagem de estacas moldadas in loco, como a presença de vazios, fissuras significativas e seccionamentos. Em estacas pré-moldadas, pode detectar danos ocorridos durante a cravação. É empregado também para determinar ou confirmar o comprimento da estaca. O PIT é um ensaio difundido em todo o mundo, possuindo norma específica em diversos países, como a ASTM D-5882 (EUA).

 

As vantagens do ensaio são as seguintes:

 

  • A rapidez de execução aliada ao baixo custo possibilitam a análise de integridade de todas as estacas da obra em um curto período.
  • O equipamento utilizado é leve e portátil, facilitando o deslocamento no canteiro e permitindo atender a condições de difícil acesso.
  • Os testes praticamente não interferem nos demais serviços da obra.

 

O PIT torna economicamente viável a verificação de integridade de todo

o estaqueamento de uma obra.

 

De acordo com a norma da ABNT NBR 5629 – Execução de tirantes ancorados no terreno, todos os tirantes em uma cortina devem ser submetidos a ensaios de protensão. A norma recomenda os seguintes ensaios:

 

  • Recebimento. São ensaios rotineiros que devem ser executados em 100% dos tirantes e têm a finalidade de determinar o comportamento carga-deslocamento do sistema.
  • Qualificação. Devem ser executados em no mínimo 2 (dois) tirantes ou 1% do total de tirantes na obra. São utilizados para avaliar a capacidade de carga, os comprimentos livre e ancorados reais, bem como a resistência lateral desenvolvida ao longo do trecho livre.
  • Básico. É feito em tirante-piloto, construído para testes prévios minuciosos. Nessa modalidade de ensaio, o tirante pode ser subdimensionado propositalmente para sofrer ruptura. Pode também ser exumado.
  • Fluência. Avalia o desempenho da ancoragem permanente sob cargas
  • de longa duração.

 

O desempenho adequado de uma obra de contenção com tirantes está diretamente relacionado à qualidade da instalação da ancoragem.

 

A GeoQuality oferece soluções para o acompanhamento de instalação de tirantes, favorecendo a segurança da obra.

 

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