INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO

INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO

Determinadas situações práticas necessitam de monitoramento da obra durante as fases construtiva e de operação. Diante das incertezas que cercam o projeto geotécnico, advindas das variabilidades inerentes aos solos e rochas, a instrumentação e o monitoramento in situ do desempenho de uma obra torna-se uma ferramenta auxiliar muito importante para a tomada de decisões durante o projeto e a vida útil da estrutura.

A correta interpretação dos dados coletados permite revelar detalhes importantes sobre

o comportamento da estrutura, os quais fornecem subsídios para a adequada compreensão do comportamento da estrutura.

 

Conheça os serviços oferecidos pela GeoQuality para instrumentação e monitoramento em campo entrando em contato com nosso corpo técnico.

INCLINOMETRIA

O inclinômetro é um instrumento que serve para monitorar o deslocamento horizontal de um tubo-guia instalado no solo ou em uma determinada estrutura, por meio de uma sonda que viaja através do tubo. A sonda é dotada de um transdutor sensível à inclinação, capaz de registrar qualquer variação no perfil do tubo-guia.

 

Os inclinômetros podem ser empregados para o monitoramento do deslocamento horizontal de encostas, estacas, estruturas de contenção, aterros de barragens, aterros sobre solos moles e ao longo de escavações a céu aberto.

MONITORAMENTO

DE RECALQUES

As medidas dos recalques em prédios deve obedecer a um planejamento cuidadosamente elaborado, que inclui a implantação de uma Referência de Nível indeslocável (Benchmark) fora da zona de influência de estudo e a execução das campanhas de medição.

 

O acompanhamento dos recalques é feito com pinos metálicos fixos em pilares ou nas peças estruturais onde se quer efetuar a medição. Utiliza-se um nível ótico de alta precisão para acompanhamento dos deslocamentos através da realização de leituras periódicas.

MONITORAMENTO DE DEFORMAÇÕES

A GeoQuality oferece soluções de monitoramento de deformações, forças e momentos através da utilização de strain gages resistivos. Os strain gages podem ser dispostos em peças estruturais de concreto e aço, pertencentes a prédios, pontes, túneis, dutovias, tirantes, estacas, cortinas, etc.

 

Após uma avaliação criteriosa caso a caso, concebemos o projeto e procedemos à execução da instrumentação para o monitoramento da estrutura.

(84) 2020-4445 / 98898-0939

contato@geoquality.com.br